- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Se derrotado militarmente, o Hamas permanecerá como força política na Palestina, diz embaixador

© AP Photo / Adel HanaPalestinos tentam salvar objetos pessoas em meio aos destroços de prédio atingido por ataque israelense. Faixa de Gaza, 18 de dezembro de 2023
Palestinos tentam salvar objetos pessoas em meio aos destroços de prédio atingido por ataque israelense. Faixa de Gaza, 18 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.12.2023
Nos siga no
O movimento palestino Hamas não desaparecerá se for derrotado militarmente, mas continuará sendo uma força política na Palestina, disse o embaixador palestino em Viena, Salah Abdel-Shafi, à Sputnik.
"O Hamas permanecerá, eles não desaparecerão. O Hamas possivelmente deixará de existir como estrutura militar. Isso é possível. Mas o Hamas continuará a existir como estrutura política, como força política", disse Abdel-Shafi.

Hamas diz que 'não aceitará jogo de Israel' sobre reféns

Membros do Hamas e do Fatah estão se encontrando secretamente em reuniões para chegar a um acordo sobre o pós-guerra na Faixa de Gaza. Ao mesmo tempo, o grupo palestino quer estudar bem a liberação de reféns devido a ações posteriores de Israel.
Drones Hamas - Sputnik Brasil, 1920, 19.12.2023
Panorama internacional
Mídia: drones improvisados ​​do Hamas superam tecnologia de Israel e burlam sistema Cúpula de Ferro
Nesta quarta-feira (20), o líder do Hamas, Ismail Haniyeh, desembarcou no Egito em sua primeira visita ao país em mais de um mês. A rara intervenção pessoal na diplomacia ocorre em meio a negociações sobre um novo cessar-fogo com Israel.
No entanto, o alto funcionário do Hamas, Ghazi Hamad, disse à emissora Al Jazeera que o grupo não está interessado em libertar reféns apenas para depois ser atacado por Tel Aviv, e parece confirmar o interesse da organização em se reconciliar com o Fatah sobre o futuro de Gaza no pós-guerra.
De acordo com um relatório do The Washington Post, o Hamas e rivais palestinos estão conduzindo diálogos secretos sobre como governar a Faixa de Gaza no pós-guerra.
Haniyeh, e o ex-chefe do Hamas, Khaled Mashaal, estariam em contato com o alto funcionário palestino Hussein Al-Sheikh, do Fatah, sobre uma aliança sob a égide da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), relata a mídia.
Soldado do Exército israelense em túnel cavado por militantes do Hamas dentro do complexo hospitalar Al-Shifa, na cidade de Gaza, no norte da Faixa de Gaza, em 22 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.12.2023
Panorama internacional
Militares israelenses afirmam ter encontrado o maior túnel do Hamas em Gaza, diz mídia
Os líderes do Hamas nestes diálogos indicaram que estariam dispostos a aderir à OLP e a apoiar as negociações sob um governo de unidade para um Estado palestino dentro das fronteiras de 1967. Mas Husam Badran, membro do gabinete político do Hamas com sede em Doha, disse que o grupo não tem planos de desmilitarizar ou mudar a sua posição em relação a Israel.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала