- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Macron: UE deveria continuar a apoiar a Ucrânia, mas 'não obteve sucesso' em conter a Rússia

© AP Photo / Peter DejongO presidente da França, Emmanuel Macron, fala durante uma sessão plenária na COP28 da ONU, em Dubai, Emirados Árabes Unidos, 1º de dezembro de 2023
O presidente da França, Emmanuel Macron, fala durante uma sessão plenária na COP28 da ONU, em Dubai, Emirados Árabes Unidos, 1º de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.12.2023
Nos siga no
A União Europeia (UE) deve manter seu apoio à Ucrânia, mesmo em caso de mudança de posição dos Estados Unidos, pois se trata de uma questão de segurança para o bloco, afirmou o presidente francês, Emmanuel Macron, nesta quarta-feira (20).
Em entrevista à emissora France 5, Macron destacou que o apoio à Ucrânia é "uma das questões fundamentais de 2024", acrescentando que a Europa tem o "desejo e os meios" para continuar ajudando a Ucrânia mesmo sem o respaldo de Washington.

"Sim, e devemos fazer isso. Teremos que fazer uma escolha nos próximos meses: percebemos que alguns países da UE estão começando a duvidar, nossos parceiros americanos podem duvidar, mas devemos continuar apoiando a Ucrânia porque nossa capacidade de viver em paz depende disso. A segurança europeia está em jogo. Mesmo que os americanos decidam mudar sua posição, esta é uma questão que diz respeito à soberania da Europa e à capacidade de escolher seu próprio futuro", afirmou o presidente francês.

Macron reiterou que a Europa não está em guerra com a Rússia e está buscando evitar uma escalada do conflito, especialmente nuclear.
Ele enfatizou a necessidade de continuar apoiando a Ucrânia para que Kiev possa avançar nas negociações em seus próprios termos.
O presidente francês Emmanuel Macron discursa durante um comício de sua campanha à reeleição no leste da França. Estraburgo, 12 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.12.2023
Panorama internacional
Macron diz que lei migratória é 'escudo necessário' para proteger os franceses
No entanto, o presidente francês reconheceu que a UE "não teve muito sucesso" em conter a Rússia devido à evasão das sanções contra Moscou, acrescentando que a Rússia "teve sucesso na frente oriental", e que sua economia "não entrou em colapso".
"Isso é muito difícil para os ucranianos. Surgem novas questões. Há incerteza sobre a política americana. Mas nosso interesse é uma Europa pacífica, uma Europa que possa garantir a segurança de seus vizinhos e de seu território", disse o líder francês.
Após o início da operação militar especial da Rússia na Ucrânia, em fevereiro de 2022, a maioria dos países europeus, os EUA e outras nações do mundo implementaram sanções abrangentes contra Moscou e têm apoiado Kiev militar e financeiramente.
Moscou alertou repetidamente seus homólogos ocidentais que mais ajuda militar a Kiev apenas levará a uma nova escalada do conflito e não contribuirá para as negociações com a Ucrânia.
O presidente da França, Emmanuel Macron, fala durante uma sessão plenária na COP28 da ONU, em Dubai, Emirados Árabes Unidos, 1º de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.12.2023
Panorama internacional
'Alguém acredita que é possível?': Macron questiona objetivos de Israel em Gaza
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала