DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Assentamentos que podem ser os mais antigos do mundo são descobertos na Sibéria

© Foto / Cambridge University PressPanorama aéreo dos sítios arqueológicos Amnya, Sibéria
Panorama aéreo dos sítios arqueológicos Amnya, Sibéria - Sputnik Brasil, 1920, 17.12.2023
Nos siga no
Um grupo de arqueólogos descobriu assentamentos pré-históricos fortificados em uma região remota da Sibéria, na Rússia. Os resultados da sua investigação revelam que os caçadores-coletores siberianos construíram estruturas defensivas complexas em torno das suas populações há 8.000 anos.
Os pesquisadores acreditam ter datado as primeiras fortificações conhecidas no norte gelado, se não no mundo, perto de uma curva do rio Amnya, na Sibéria Ocidental.
Milhares de anos antes dos povos antigos da Eurásia Central descobrirem como semear e cultivar o alimento, grupos de caçadores-coletores no subártico construíram o que hoje são reconhecidos como alguns dos primeiros assentamentos fortificados e permanentes, desafiando a ideia de que a agricultura é um pré-requisito para as sociedades deixarem a vida nômade.
Os sítios arqueológicos de Amnya foram oficialmente desenterrados em 1987, mas de acordo com datações recentes por radiocarbono, a casa principal do sítio Amnya I e suas fortificações datam de cerca de 8.000 anos atrás.
"Os nossos novos exames paleobotânicos e estratigráficos revelam que os habitantes da Sibéria Ocidental levavam um estilo de vida sofisticado baseado nos recursos abundantes do ambiente taiga", diz a arqueóloga Tanja Schreiber, do Instituto de Arqueologia Pré-histórica de Berlim.
Estátua de Genghis Khan na Mongólia - Sputnik Brasil, 1920, 11.12.2023
Ciência e sociedade
Sela de cavalo descoberta em túmulo na Mongólia é a mais antiga do seu tipo, diz estudo (FOTOS)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала