- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Turquia critica veto dos EUA na ONU, diz que 'americanos estão sozinhos' e pede reforma do órgão

© AFP 2023 / Charly TriballeauO Embaixador dos EUA, Representante Suplente dos EUA para Assuntos Políticos Especiais nas Nações Unidas, Robert A. Wood, levanta a mão durante uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre Gaza, na sede da ONU na cidade de Nova York, em 8 de dezembro de 2023
O Embaixador dos EUA, Representante Suplente dos EUA para Assuntos Políticos Especiais nas Nações Unidas, Robert A. Wood, levanta a mão durante uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre Gaza, na sede da ONU na cidade de Nova York, em 8 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.12.2023
Nos siga no
Ancara se diz "decepcionada" e questiona "justiça" dentro do Conselho de Segurança da ONU quando EUA vetam cessar-fogo com o conflito, que chegou à marca de 17.700 palestinos mortos na Faixa de Gaza, segundo dados do Ministério da Saúde local divulgados neste sábado (9).
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, pediu a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas criticando duramente o fato de que os Estados Unidos vetaram, novamente, uma proposta de cessar-fogo para Faixa de Gaza ontem (8), "apesar do enorme apoio de outros países".

"A exigência de cessar-fogo do Conselho de Segurança das Nações Unidas é rejeitada apenas pelo veto dos EUA. Isto é justiça? O mundo é maior do que cinco. O Conselho de Segurança precisa ser reformado", disse Erdogan em uma conferência pelo 75º aniversário da Declaração dos Direitos Humanos em Istambul neste sábado (9), segundo a agência Anadolu.

O líder turco também declarou que "perdemos a esperança e a expectativa do Conselho de Segurança [...] desde 7 de outubro, o Conselho de Segurança, cuja missão é estabelecer a paz global, tornou-se um protetor de Israel".
O presidente turco e líder do Partido da Justiça e Desenvolvimento, Recep Tayyip Erdogan, participa de reunião do grupo de seu partido na Grande Assembleia Nacional da Turquia, em Ancara, em 29 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.12.2023
Panorama internacional
Turquia relaciona entrada da Suécia na OTAN com conflito Israel-Hamas; Erdogan critica EUA e Canadá
Ao mesmo tempo, a chancelaria turca se posicionou e disse que o veto dos EUA foi "uma total decepção" e que Washington "está sozinho nessa questão".

"Nossos amigos expressaram mais uma vez que a América está agora sozinha nesta questão, especialmente na votação realizada hoje [8] nas Nações Unidas", disse o ministro das Relações Exteriores turco, Hakan Fidan, citado pela agência Reuters.

Desde o começo da guerra entre o Israel e Hamas, a Turquia tem sido um dos países que mais fortemente se posiciona contra Tel Aviv, Washington e aliados. Na semana passada, Erdogan disse que Israel deveria ser julgado no Tribunal Penal Internacional (TPI).

"A maioria dos mais afetados por práticas xenófobas, racistas, discriminatórias e fascistas são, sem dúvida, muçulmanos, que constituem a maioria dos imigrantes. Os termos 'terrorista' e 'terrorismo' foram transformados num disfarce para atacar o Islã, humilhar os muçulmanos e massacrar inocentes", analisou Erdogan.

Israel retomou sua ofensiva militar na Faixa de Gaza em 1º de dezembro, após o fim de uma pausa humanitária de uma semana com o Hamas. Já são 17.700 palestinos foram mortos no enclave sitiado em ataques aéreos e terrestres israelenses desde a ofensiva do Hamas em 7 de outubro.
Homem senta-se sobre os escombros enquanto outros passeiam entre os destroços de edifícios alvos de ataques aéreos israelenses no campo de refugiados de Jabaliya, no norte da Faixa de Gaza, 1º de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.12.2023
Panorama internacional
China acusa EUA de hipocrisia e padrões duplos após Washington vetar resolução sobre Faixa de Gaza
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала