- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.
Operação da artilharia russa com o sistema Gvozdika 2S1 na área de Kherson - Sputnik Brasil

634º dia da operação militar especial nas fronteiras russas

Nos siga no
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o chefe de Estado da Rússia, entre os objetivos principais da operação lançada estão a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
Após mais de um ano de confrontos, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte da república de Donetsk, bem como toda a região de Kherson, áreas de Zaporozhie junto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia. Em 5 de outubro, em resultado de referendos nas regiões, as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e regiões de Kherson e Zaporozhie integraram oficialmente à Federação da Rússia.
No dia 20 de maio, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que as forças russas assumiram o controle total sobre a cidade de Artyomovsk, ou Bakhmut, na denominação ucraniana, um importante centro de transporte para o abastecimento das tropas ucranianas em Donbass. Durante muitos meses a cidade foi alvo de combates ferozes.
Além disso, recentemente, tanto em Kiev como na mídia ocidental, surgem relatos da "iminente contraofensiva" do Exército ucraniano. O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, afirmou em 6 de julho que Kiev lançou uma tentativa de ofensiva em cinco frentes com concentração de grandes forças, contudo fracassou em todas.
Antigas primeiroRecentes primeiro
13:37 19.11.2023
Pentágono anuncia encontro de Grupo de Contato para Defesa da Ucrânia com a participação dos EUA na próxima semana
13:36 19.11.2023
Forças Armadas da Ucrânia atacam vilarejo na RPD, escola e clube foram atingidos, diz administração local
Um prédio escolar, um clube e uma loja foram danificados na sequência de um ataque de míssil das Forças Armadas da Ucrânia no vilarejo de Kumachevo da República Popular de Donetsk, comunicou Nikolay Mikhailov, chefe do distrito.
"Não há detalhes, nossa polícia e o comando militar acabam de sair para lá, provisoriamente o que foi danificado – uma parte do prédio da escola, principalmente a biblioteca, mas tudo ainda está sendo esclarecido, quantas janelas, etc. Por enquanto demos ordem para que os funcionários não aparecessem lá – caiu um míssil, depois de algum tempo foi outro, por enquanto esperamos. Informações detalhadas serão dadas amanhã", disse ele.
"Posso confirmar que sim, um míssil caiu na escola, o clube foi danificado nas proximidades, a loja foi danificada, os prédios próximos foram danificados", continuou ele, em declarações aos repórteres.
13:12 19.11.2023
Congresso dos EUA espera aprovar ajuda à Ucrânia e Israel até o final do ano, diz mídia norte-americana
09:40 19.11.2023
Rússia ataca forças ucranianas a sul de Donetsk, infligindo 145 baixas e destruindo obuseiros Krab
07:46 19.11.2023
Autoridades ucranianas relatam novas explosões em Kherson
02:33 19.11.2023
Mídia ucraniana relata explosões em Kherson
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала