- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Casa Branca diz que EUA gastaram 96% dos fundos alocados à Ucrânia (VÍDEO)

© AP Photo / Susan WalshEntão secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby durante coletiva em Washington, D.C. EUA, 28 de fevereiro de 2022
Então secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby durante coletiva em Washington, D.C. EUA, 28 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.11.2023
Nos siga no
Apoio ao envio de verba à Ucrânia entre parlamentares americanos, especialmente do Partido Republicano, vem derretendo nos últimos meses.
Os Estados Unidos já gastaram quase 96% dos fundos alocados à Ucrânia. A informação foi dada nesta quarta-feira (8) pelo coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby.
"Quanto ao dinheiro restante, do total de fundos atribuídos à Ucrânia desde o início do conflito, e isso não apenas em apoio militar, mas também assistência econômica, financeira e humanitária, gastamos cerca de 96%", disse Kirby a jornalistas.
Kirby acrescentou que em relação aos fundos específicos para apoio militar, o percentual gasto foi de 90%. Ele afirmou que o Pentágono tem apenas cerca de US$ 1,1 bilhão (cerca de R$ 5,3 bilhões) restantes, a serem alocados para substituir armas nos depósitos do Exército dos EUA.
Também nesta quarta-feira, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês) informou que não há mais financiamento para apoio orçamentário direto à Ucrânia.

"Neste momento, não há mais financiamento para apoio orçamentário direto. Sem mais dotações, o governo da Ucrânia precisaria utilizar medidas de emergência, como imprimir dinheiro ou não pagar altos salários, o que poderia levar à hiperinflação e prejudicar gravemente a guerra", disse a administradora-assistente da USAID para a Europa e Eurásia, Erin McKee.

O apoio ao envio de verba à Ucrânia entre parlamentares americanos, especialmente do Partido Republicano, vem derretendo nos últimos meses. A situação se agravou após a eclosão do conflito entre Israel e Hamas, em 7 de outubro.
Na terça-feira (7), um projeto de lei apresentado por parlamentares republicanos que prevê ajuda emergencial a Israel, mas não inclui assistência à Ucrânia, foi bloqueado por senadores do Partido Democrata, do presidente americano, Joe Biden.
A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre - Sputnik Brasil, 1920, 03.11.2023
Operação militar especial russa
Casa Branca informa que EUA esgotaram fundos para iniciativa de assistência à Ucrânia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала