- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Reputação da ONU depende da sua abordagem à crise em curso, diz Mauro Vieira

© AFP 2023 / Angela WeissO chanceler brasileiro, Mauro Vieira, fala durante reunião do Conselho de Segurança de alto nível sobre a situação na Ucrânia, à margem da 78ª Assembleia Geral da ONU, na sede da instituição. Nova York, 20 de setembro de 2023
O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, fala durante reunião do Conselho de Segurança de alto nível sobre a situação na Ucrânia, à margem da 78ª Assembleia Geral da ONU, na sede da instituição. Nova York, 20 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.10.2023
Nos siga no
Durante a reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada nesta terça-feira (24) em Nova York, nos Estados Unidos, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, destacou: ''Grande parte da reputação das Nações Unidas depende da sua abordagem à crise em curso."

"Este Conselho deve estar à altura do desafio que temos pela frente. Provavelmente seremos julgados — e considerados culpados — pelas gerações futuras pela nossa inação e complacência", destacou o chanceler brasileiro.

O encontro discutiu a escalada do conflito Israel-Hamas no Oriente Médio, iniciada no último dia 7 de outubro, após um ataque do grupo palestino contra Israel. Atualmente, o Conselho é presidido pelo Brasil, que, na última semana, viu a proposta costurada pela diplomacia brasileira ser vetada pelos Estados Unidos.
Membros do Conselho de Segurança da ONU reunidos na sede da organização, em Nova York. EUA, 9 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.10.2023
Panorama internacional
ONU, 78 anos: CSNU tem crise de credibilidade e clama por reforma
"Estratégias obstrutivas têm impedido a tomada de decisões cruciais sobre a paz e a segurança internacionais. Como resultado, a situação no Oriente Médio é de longe uma das questões mais frustradas no Conselho de Segurança", lamentou Mauro Vieira.
Durante fala, o chanceler do Brasil afirmou que a escalada da violência em Gaza é inaceitável. Além disso, ele citou o bombardeio de infraestruturas civis, que resultou na destruição de 42% das habitações na Faixa de Gaza.
Embaixador da Palestina nas Nações Unidas, Riyad Mansour cumprimenta representante brasileiro na ONU, Sérgio França, durante sessão do Conselho de Segurança. Nova York, 16 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.10.2023
Panorama internacional
A difícil tarefa brasileira na presidência do CSNU: criar capital político para o assento permanente
"Não podemos tolerar a perda de mais de 2 mil crianças palestinas. Como potência ocupante, Israel tem a obrigação legal e moral de proteger a população local ao abrigo do direito humanitário internacional. Os recentes acontecimentos em Gaza são particularmente preocupantes, incluindo a chamada 'ordem de evacuação', que está conduzindo a níveis de miséria sem precedentes para pessoas inocentes'', destacou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала