- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Embaixada da Polônia em Pequim remove bandeira ucraniana antes hasteada como sinal de solidariedade

© Sputnik / Aleksei VitvitskyParticipantes de manifestações em Varsóvia "contra a islamização da Europa".
Participantes de manifestações em Varsóvia contra a islamização da Europa. - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
Nos siga no
Anteriormente, Varsóvia impôs uma proibição indefinida à importação de produtos agrícolas de Kiev, o que causou uma reação negativa entre as autoridades ucranianas. A Ucrânia entrou com uma ação na Organização Mundial do Comércio (OMC), à qual a Polônia respondeu suspendendo as entregas de armas novas.
Ainda em junho, a embaixada polonesa na China postou um vídeo no Weibo (rede social chinesa), datado do final de maio deste ano, onde uma faixa em apoio à Ucrânia é exibida na fachada do edifício.
© AP Photo / Andy WongPolicial paramilitar vigia a embaixada da Polônia exibindo cartaz de apoio à Ucrânia em Pequim, China, 17 de maio de 2023
Policial paramilitar vigia a embaixada da Polônia exibindo cartaz de apoio à Ucrânia em Pequim, China, 17 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
Policial paramilitar vigia a embaixada da Polônia exibindo cartaz de apoio à Ucrânia em Pequim, China, 17 de maio de 2023
O vídeo foi feito dez dias depois que o Ministério das Relações Exteriores chinês pediu para não usar as fachadas de seus edifícios para "propaganda política". Mas a bandeira desapareceu da frente do prédio só agora.
© Sputnik / Savitskii Aleksei A embaixada polonesa em Pequim, na China, 25 de setembro de 2023
 A embaixada polonesa em Pequim, na China, 25 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
A embaixada polonesa em Pequim, na China, 25 de setembro de 2023
As relações entre Polônia e Ucrânia vêm se deteriorando nas últimas semanas. A rusga teve início quando a Polônia decidiu descumprir a decisão da Comissão Europeia de suspender o embargo aos grãos ucranianos.
Os governos de Polônia, Hungria e Eslováquia afirmaram que não vão cumprir a decisão, como forma de proteger a agricultura de seus países, afetados pela crise gerada pela entrada em massa de grãos ucranianos.
A situação piorou após Zelensky criticar a decisão da Polônia em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, quando afirmou que o apoio de seus aliados do leste não passava de um "teatro político".
Para alguns analistas, as rusgas com a Polônia, antes uma ferrenha aliada da Ucrânia, são um sinal de que o regime de Kiev começa a perder apoio no Ocidente.
Josep Borrell, chefe das relações exteriores da União Europeia, e Denys Shmyhal, primeiro-ministro da Ucrânia (fora da foto), participam de cerimônia no Conselho Europeu, em Bruxelas, na Bélgica, em 5 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.09.2023
Panorama internacional
Muy Amigos: disputa entre Polônia e Ucrânia mostra decadência da União Europeia, diz analista
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала