DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Pesquisa revela que cigarros eletrônicos ainda podem afetar a saúde reprodutiva masculina

© AFP 2023 / Joel SagetIndivíduo fumando um cigarro eletrônico em Paris, 30 de maio de 22023
Indivíduo fumando um cigarro eletrônico em Paris, 30 de maio de 22023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.09.2023
Nos siga no
Novas pesquisas revelam que os utilizadores masculinos de cigarros eletrônicos podem perder muito mais que apenas o hábito de fumar cigarros convencionais quando optam pelo uso do equipamento.
De acordo com o jornal The New York Post, uma nova pesquisa realizada em ratos machos de laboratório mostrou que o uso de vaporizadores ou cigarros eletrônicos também pode diminuir o tamanho dos testículos, dificultando o desejo sexual e reduzindo a contagem de espermatozoides.
A pesquisa comparativa testou a resposta biológica entre três grupos: ratos não expostos à nicotina, ratos expostos à fumaça de cigarros convencionais e ratos expostos aos vapores de cigarros eletrônicos. Os dados registraram a alteração no tamanho dos testículos dos animais, bem como os biomarcadores de estresse no sangue e nos órgãos genitais.
Segundo cientistas turcos, o que se constatou foi que o impacto do fumo do cigarro convencional, como sugerem estudos anteriores, é ainda pior no órgão reprodutor masculino. No entanto, a contagem de espermatozoides de ratos expostos ao vapor do cigarro eletrônico foi de 95,1 milhões de espermatozoides por mililitro, em comparação com 98,5 milhões por mililitro no grupo que não foi exposto a nenhuma substância de nicotina.
O grupo de ratos expostos à fumaça do cigarro convencional teve a contagem ainda mais baixa dentre os três, com 89 milhões de espermatozoides por mililitro. Seus testículos também apresentaram redução de tamanho e pesavam menos do que os ratos expostos ao vapor do cigarro eletrônico, bem como o grupo de controle.
Células cancerosas - Sputnik Brasil, 1920, 03.09.2023
Panorama internacional
Água de Fukushima: especialista alerta para risco de câncer a partir de pequenos vestígios de trítio
"Deve-se considerar que embora o líquido [do cigarro eletrônico] tenha sido introduzido como inofensivo em estudos de cessação do tabagismo, ele poderia aumentar o estresse oxidativo e causar alterações morfológicas no testículo", escreveram os pesquisadores em seu relatório, publicado neste mês na Revista Internacional de Andrologia espanhola.
Ainda de acordo com a mídia, em 2020, pesquisadores dinamarqueses também descobriram que os homens que usavam cigarros eletrônicos diariamente tinham uma contagem total de espermatozoides significativamente mais baixa do que os que não usavam cigarros eletrônicos, mas os autores do estudo atual dizem que são necessários mais dados humanos para apoiar estas descobertas.
Estima-se que 12 milhões de adultos usam cigarros eletrônicos, enquanto milhões de crianças e adolescentes foram acrescentados à população que fuma cigarros eletrônicos, apesar das restrições de idade.
De acordo com a revista Life, os perigos associados ao uso de cigarros eletrônicos incluem lesões pulmonares, problemas de saúde mental e infertilidade. Ainda de acordo com a revista, a ideia de que os cigarros eletrônicos são um produto "seguro" como uma alternativa ao fumo não deve ser levada à risca.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала