DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Menir de 5.500 anos é descoberto na vila de São Brás de Alportel, em Portugal (FOTO)

© Sputnik / Lauro NetoPôr do sol na Ponta da Piedade, em Lagos, no Algarve
Pôr do sol na Ponta da Piedade, em Lagos, no Algarve - Sputnik Brasil, 1920, 28.08.2023
Nos siga no
Um menir de 5.500 anos (de cerca de 3500 a.C.) foi descoberto na cidade de São Brás de Alportel, no distrito de Faro, região do Algarve, em Portugal, relata a publicação do Arkeonews.
Um menir é um monumento de pedra pré-histórico vertical, semelhante a uma estela, e muitas vezes polido para criar uma forma fálica. Eles são um dos primeiros monumentos de pedra na história da humanidade e, na Europa, eles são os primeiros a ter uma função religiosa. Na prática, eles simbolizavam a fertilidade, seja de animais, pessoas ou terra, daí sua forma.
O arqueólogo António Faustino de Carvalho fez o anúncio em frente ao agora nomeado menir do Monte do Trigo, que foi o foco das escavações que ele supervisionou durante uma semana em agosto. Esta é a primeira escavação arqueológica na história do município de São Brás de Alportel.
A primeira escavação arqueológica na história do município de São Brás de Alportel começou em 14 de agosto de 2021, após a descoberta de um possível menir por um morador que procurava trilobitas (fósseis) no topo do Monte do Trigo, na área de Machados.
Assim que o professor e arqueólogo António Faustino Carvalho encontrou o objeto, ele disse que estava "imediatamente 95 por cento certo de que estávamos enfrentando um menir", tendo esclarecido aos jornalistas em 18 de agosto, durante a apresentação dos resultados preliminares do trabalho de campo.
O menir encontrado no Monte do Trigo é particularmente importante para o Sotavento Algarvio e de interesse regional
Ao lado do monumento de pedra, explicou que é um menir de particular importância para o Sotavento Algarvio e de interesse à escala regional.

"Sua forma, a matéria-prima de que é feita [calcário], e suas dimensões são as mesmas das dezenas de menires do período Neolítico que já conhecemos em Barlavento, em Aljezur, Lagoa, Lagos e Vila do Bispo. Fora desses municípios, não temos conhecimento de nenhum."

Mas essa não é a única particularidade do achado arqueológico: é também o primeiro menir em calcário e com características que o atribuem ao período Neolítico (5.500 anos atrás, ou seja, cerca de 3500 a.C.) a ser descoberto no Sotavento Algarvio.
Fóssil de dinossauro - Sputnik Brasil, 1920, 18.08.2023
Ciência e sociedade
Fóssil de 230 milhões de anos encontrado no Brasil revela origem dos pterossauros (FOTOS)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала