DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Bicho em forma de morango e cheio de apêndices é achado nas profundezas do oceano Antártico (FOTO)

CC0 / Pexels / OceanoTurbilhão de água no oceano
Turbilhão de água no oceano  - Sputnik Brasil, 1920, 11.08.2023
Nos siga no
Cientistas a bordo de um navio de investigação perto da Antártica descobriram nas profundezas do oceano várias novas espécies de crinóides, ou lírios do mar, animais marinhos invertebrados que se assemelham às plantas, informa o jornal Miami Herald.
Segundo um estudo publicado no mês passado na revista Invertebrate Systematics, estes equinodermos foram considerados durante muito tempo representantes de uma "única espécie circum-antártica" denominada Promachocrinus kerguelensis.
No entanto, após várias expedições no oceano Antártico em busca de lírios do mar pertencentes ao gênero Promachocrinus, foi possível identificar uma nova espécie chamada Promachocrinus fragarius. Estes invertebrados habitam em profundidades que vão dos 19 aos 1.900 metros.
CC0 / Eric A. Lazo-Wasem / Espécies de algas Promachocrinus kerguelensis
Espécies de algas Promachocrinus kerguelensis - Sputnik Brasil, 1920, 11.08.2023
Espécies de algas Promachocrinus kerguelensis
O achado foi resultado da coleta de oito crinóides com uma forma corporal muito distintiva e múltiplos apêndices. Seu corpo é mais ou menos triangular, com a parte inferior peculiarmente volumosa e cheia de fendas circulares, provavelmente de cicatrizes deixadas depois de perder alguns de seus "braços".
Sua forma lembra a dos morangos, por isso esse nome. A identificação e categorização como uma espécie diferente desta nova espécie baseou-se não só na inspeção minuciosa da sua morfologia, mas também em avaliações e análises de DNA.
"Embora a maioria das espécies sejam morfologicamente distintas, várias não podem ser separadas de forma confiável sem dados de DNA", detalha o estudo.
Além da descoberta da P. fragarius, a equipe de pesquisa também documentou várias outras espécies de lírios marinhos, incluindo três novas: P. unruhi, P. uskglassi e P. wattsorum.
Salamandra gigante (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 11.08.2023
Ciência e sociedade
Fóssil de 240 milhões de anos é identificado e reescreve história dos anfíbios do Triássico (FOTO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала