- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Chanceler português: 'Sem garantias de segurança, a admissão da Ucrânia na UE é difícil de alcançar'

© AP Photo / Darko VojinovicO ministro das Relações Exteriores de Portugal, João Gomes Cravinho, fala durante uma coletiva de imprensa após conversas com seu colega sérvio Ivica Dacic em Belgrado, Sérvia, 14 de dezembro de 2022
O ministro das Relações Exteriores de Portugal, João Gomes Cravinho, fala durante uma coletiva de imprensa após conversas com seu colega sérvio Ivica Dacic em Belgrado, Sérvia, 14 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.07.2023
Nos siga no
A União Europeia (UE) desempenha um papel importante na questão das garantias de segurança para a Ucrânia, sem as quais será difícil admitir o país na união, afirmou o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, em uma entrevista ao Die Presse, nesta quarta-feira (5).
Segundo ele, a questão das garantias de segurança está sendo discutida ativamente na OTAN, mas a UE também desempenha um papel importante, embora não tenha as mesmas capacidades da aliança.

"Isto deve-se ao facto de esta questão estar relacionada com o alargamento da União Europeia. Sem garantias de segurança, a admissão da Ucrânia é difícil de alcançar", disse o político.

Sobre a pergunta do jornalista se ele apoia a ideia do ingresso da Ucrânia na OTAN, Cravinho especificou que considera isso impossível enquanto o conflito continuar.

"O artigo 5º [ do tratado da OTAN ] é a garantia de segurança mais forte que existe. Enquanto houver hostilidades, no entanto, não é possível acolher a Ucrânia. Na cúpula de 2008, não havia maioria a favor da adesão, e Portugal também era contra", disse ele.

Ele acrescentou ainda que, se Kiev falhar, a arquitetura de segurança europeia se tornará vulnerável.
Por sua vez, o presidente ucraniano Vladimir Zelensky disse que Kiev espera receber um convite claro para aderir à OTAN na reunião de julho em Vilnius, na Lituânia.
Anteriormente, a primeira-ministra estoniana, Kaja Kallas, prometeu durante uma coletiva de imprensa conjunta com Jens Stoltenberg uma "surpresa" para a Ucrânia na cúpula em Vilnius quanto à questão de sua entrada na OTAN.
No final de maio, o chanceler russo Sergei Lavrov advertiu durante o discurso no XI Encontro Internacional de altos representantes encarregados de questões de segurança que os países da OTAN estão envolvidos no conflito ucraniano e essa linha irresponsável aumenta a ameaça de um confronto militar direto entre potências nucleares.
Caças F-16 da Força Aérea dos EUA voam durante celebrações do 100º aniversário do primeiro sobrevoo do Atlântico do Sul, junto do rio Tejo, Lisboa, Portugal, 3 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.05.2023
Operação militar especial russa
Portugal: estamos prontos para treinar pilotos ucranianos em caças F-16, sem os fornecer
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала