Na Alemanha, Brasil é aceito como membro de fórum internacional dos transportes ligado à OCDE

© Foto / brics-russia2020.ru / Acessar o banco de imagensBandeira do Brasil exibida em evento do BRICS em São Petersburgo, na Rússia
Bandeira do Brasil exibida em evento do BRICS em São Petersburgo, na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 25.05.2023
Nos siga no
Nesta quinta-feira (25), o Fórum Internacional dos Transportes (ITF, na sigla em inglês), aceitou o ingresso do Brasil na instituição que é vinculada à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O anúncio foi feito durante o fórum anual que acontece em Leipzig, na Alemanha, e contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, segundo o jornal O Globo.

"O ingresso do Brasil neste fórum se dá em momento de extrema importância, em que o nosso país reassume o seu papel de líder regional e retoma o seu protagonismo no combate à fome e no enfrentamento das questões associadas às mudanças climáticas. Queremos construir com os nossos parceiros uma agenda global que gere crescimento econômico com distribuição de renda e sustentabilidade ambiental" disse Renan Filho citado pela mídia.

O órgão atua como uma plataforma para temas relacionados ao transporte, por meio da qual os países compartilham experiências e discutem políticas para o setor, relata a Folha de São Paulo.
O Brasil passou a integrar a organização intergovernamental, que conta agora com 66 nações, seis delas da América Latina. O ITF atua como uma plataforma para temas relacionados ao transporte, por meio da qual os países compartilham experiências e discutem políticas para o setor.
Manifestantes queimam contas de energia simbólicas em Birmingham, no Reino Unido, em 1º de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2022
Panorama internacional
Europa será a mais afetada em desaceleração global, diz OCDE
Mais de mil pessoas de diferentes nacionalidades, entre especialistas, pesquisadores e ministros, participaram do encontro intitulado "O transporte a serviço das economias sustentáveis".
"O governo brasileiro está convicto de que é com diálogo, respeito e união entre os países que vamos avançar e proporcionar aos nossos povos um mundo com melhores oportunidades para todas e todos. O setor de transportes tem muito a contribuir com o desenvolvimento sustentável e com o bem-estar dos nossos povos", completou Renan Filho.
Bandeiras de Venezuela e Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 07.04.2023
Panorama internacional
Rússia interessada em criar corredor de transporte marítimo com a Venezuela
O secretário-geral do ITF, Young Tae Kim comemorou a entrada de dois países latino-americanos no grupo.
"O Brasil traz uma riqueza de conhecimentos sobre transportes que beneficiará todos os membros da FIT. O Brasil deu ao mundo o Bus Rapid Transit, tem o segundo maior número de aeroportos do mundo, o segundo porto mais movimentado da América Latina e é sede do terceiro maior fabricante de aeronaves do mundo", relembrou.
O ministro Renan Filho ainda destacou que o Brasil tem um plano integrado de logística em desenvolvimento e que o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu investir cerca de R$ 23 bilhões em infraestrutura em 2023.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала