- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Vitória tripla': analista explica importância do corredor de grãos Rússia-China proposto por Putin

© Sputnik / Vladimir AstalkovichBandeiras da Rússia e da China no Grande Palácio do Kremlin em Moscou, Rússia, 21 de março de 2023
Bandeiras da Rússia e da China no Grande Palácio do Kremlin em Moscou, Rússia, 21 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.05.2023
Nos siga no
Em meio às negociações em curso sobre o acordo de grãos, Vladimir Putin instruiu nesta quinta-feira (11) a elaborar um acordo com a China para aumentar a produção de grãos, estabelecendo um novo "corredor de grãos".
Liu Zhiqin, do Instituto de Pesquisa Financeira Chungyang da Universidade Popular da China, em entrevista à Sputnik chamou isso de uma decisão estratégica importante, que não só ajudará a estimular a economia russa, mas também tem uma grande importância para o desenvolvimento do futuro mercado de grãos da China e reservas estratégicas.
O primeiro projeto sob a iniciativa do novo corredor terrestre de grãos Rússia-China foi lançado em março de 2017, os acordos foram assinados por Putin e pelo presidente chinês Xi Jinping em 2016.
O novo corredor terrestre de grãos Rússia-China ajudará a aumentar a produção de grãos na Sibéria, no Extremo Oriente e nos Urais e aumentará suas exportações para a China. Isso está indicado na lista de atribuições publicada no site do Kremlin.
Liu Zhiqin observou na entrevista que esta é a decisão correta e prudente da Rússia, após análise da situação internacional no contexto do conflito ucraniano.

"Esta é uma importante decisão estratégica tomada pela Rússia após o monitoramento da situação internacional desde o início do conflito russo-ucraniano. Para a Rússia, isso é particularmente importante para expandir as exportações e aprofundar o comércio com outros países."

O especialista chinês também notou que a Rússia é a maior produtora de grãos do mundo e, se conseguir exportar grãos para outros países, certamente expandirá o escopo do comércio exterior da Rússia, "promoverá o desenvolvimento econômico e estimulará a vitalidade da economia".
Segundo Zhiqin, o novo corredor de grãos é também importante para o desenvolvimento futuro do mercado de grãos da China e reservas estratégicas.

"A construção do novo corredor terrestre de grãos Rússia-China é de grande importância para o desenvolvimento do futuro mercado de grãos e reservas estratégicas da China", disse ele.

Ele também apontou que "a área de terra arável da China é cerca de 7% do mundo, com uma população de cerca de 18% do mundo. A grande diferença entre a terra arável e a população é obviamente um problema sério para a China".
Trabalhadores carregam grãos em um porto de grãos em Izmail, Ucrânia, 26 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.05.2023
Panorama internacional
Moscou: acordo de grãos deixará de existir se nenhum consenso for alcançado até 18 de maio
O especialista chinês observa que o lançamento do novo corredor de grãos contará com muitos beneficiários. Isso também ajudará a estabilizar o mercado internacional de cereais e a fornecer produtos aos países vizinhos interessados. Liu Zhiqin observa que esta é uma das maneiras reais de resolver o problema dos grãos.
"O projeto de um novo corredor de grãos pode trazer uma espécie de 'vitória tripla'. Portanto, além de atender às necessidades da Rússia e da China, também terá um impacto positivo no mercado internacional e ajudará outros países que sofrem com problemas de fornecimento."

"Embora a ONU medite o problema dos grãos, o efeito é pobre, e os EUA e os países ocidentais ainda estão tentando limitar as exportações de grãos da Rússia. Se o plano [para lançar o corredor] for implementado, ele apoiará a política relevante da ONU, que ajudará a estabilizar os preços no mercado mundial de alimentos", afirmou ele.

Como esperado, o volume total de exportação de produtos no novo corredor até 2028 pode chegar a 52 milhões de toneladas. Uma ordem para elaborar um acordo intergovernamental entre a Federação da Rússia e a China sobre o fornecimento de grãos apareceu no site do Kremlin em meio a disputas em curso sobre um acordo de grãos.
Colheita de trigo em um campo no território de Krasnoyarsk, na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 04.05.2023
Operação militar especial russa
'A questão dos grãos': para onde vai realmente a maior parte dos grãos ucranianos?
De acordo com o especialista chinês, os EUA estão tentando limitar as exportações de grãos russos para ganhar controle sobre os mercados europeus. Em sua essência, as políticas ocidentais de sanções que afetam o suprimento de cereais não são diferentes de minar o gasoduto Nord Stream (Corrente do Norte). Por conseguinte, a Rússia e a China devem utilizar sensatamente o tempo e o mais rapidamente possível implementar este projeto de grãos.

"Este comportamento [dos EUA] foi, sem dúvida, um duro golpe para o mercado internacional de grãos. Se novos canais de transporte de grãos forem reabertos, isso ajudará a aliviar várias pressões no mercado internacional, além de manter os preços dos grãos baixos e desempenhar um papel na prevenção de novas crises no mercado internacional de grãos", enfatizou Zhiqin.

Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia apontou que a decisão de prorrogar o acordo dependerá da reconexão do Rosselkhozbank ao sistema SWIFT, da retoma dos fornecimentos de máquinas agrícolas, peças sobressalentes e serviços, a suspensão das restrições aos seguros e resseguros, a suspensão da proibição de acesso aos portos, a reabertura do gasoduto de amônia Toliatti-Odessa, o desbloqueio de ativos estrangeiros e contas de empresas russas relacionadas à produção e o transporte de alimentos e fertilizantes.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала