- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Analista: sob forte pressão do Ocidente, Moscou e Pequim precisam se apoiar também na esfera militar

© AP Photo / Mark SchiefelbeinBandeiras russa e chinesa em mesa antes de cerimônia de assinatura no Grande Salão do Povo, em Pequim (foto de arquivo)
Bandeiras russa e chinesa em mesa antes de cerimônia de assinatura no Grande Salão do Povo, em Pequim (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 17.04.2023
Nos siga no
Zhou Rong, um analista sênior do Instituto Chongyang de Estudos Financeiros da Universidade Renmin da China, falou em uma entrevista à Sputnik sobre o papel da visita do ministro da Defesa chinês, Li Shangfu, à Rússia.
Ele destacou que a visita do ministro da Defesa chinês, Li Shangfu, à Rússia é um evento importante após a visita do presidente chinês Xi Jinping, bem como um dos maiores eventos no campo das relações diplomáticas entre a China e a Rússia neste ano.
Shangfu apontou o significativo papel dessa cooperação nas condições atuais, dada a forte pressão da OTAN liderada pelos EUA sobre a Rússia na Europa e sobre a China na Ásia, precisando Moscou e Pequim de apoio mútuo e um alto grau de confiança no campo da cooperação militar.
O analista chinês também mencionou os intercâmbios militares entre China e Rússia, que "se tornaram uma prática comum".

"Esse tipo de cooperação tem lugar a um nível elevado e as partes estão em contato constante em termos de comunicação estratégica. Além disso, países realizam exercícios conjuntos e desenvolvem intercâmbios entre a comunidade científico-militar."

Segundo ele, a parceria estratégica abrangente entre a China e a Rússia está se aprofundando na esfera militar, o que é muito importante porque esses dois países são elementos indispensáveis para garantir a paz mundial, bem como a sua adesão à Organização para Cooperação de Xangai (OCX) e a participação no formato BRICS desempenhando um papel especial na manutenção da estabilidade regional.
Ao mesmo tempo, apesar do alto grau de confiança mútua entre os militares dos dois países, a China e a Rússia não formaram uma aliança militar e não pretendem avançar em direção à sua criação, enfatizou Zhou Rong.
Em 14 de abril, o Ministério da Defesa da Rússia informou que Li Shangfu realizaria sua primeira viagem ao exterior à Rússia de 16 a 18 de abril após sua nomeação para o cargo de ministro da Defesa da China.
Wang Yi, chefe da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista da China, durante encontro com Vladimir Putin, presidente russo, no Kremlin, Moscou, Rússia, 22 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.04.2023
Panorama internacional
China garante que manterá uma política externa independente e estável
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала