EUA enviam destróier de mísseis guiados a recife controlado pela China

© Foto / Twitter / Marinha dos EUA / 7ª FrotaMarinheiros a bordo do USS Milius da Marinha dos EUA no mar do Sul da China
Marinheiros a bordo do USS Milius da Marinha dos EUA no mar do Sul da China - Sputnik Brasil, 1920, 10.04.2023
Nos siga no
Os Estados Unidos enviaram um destróier de mísseis guiados ao recife Mischief, um território em disputa e controlado pela China.
A ação seria mais uma medida para "reafirmar a liberdade de navegação em alto mar".

"Em 10 de abril, o destróier de mísseis guiados USS Milius [DDG 69] da classe Arleigh Burke afirmou os direitos e liberdades de navegação no mar do Sul da China, próximo das ilhas Spratly, em conformidade com o direito internacional. Ao finalizar a operação, o USS Milius deixou a área de reclamações excessivas e continuou as operações no mar do Sul da China", comunicou a 7ª Frota dos EUA.

O comunicado destaca que a embarcação realizou "operações regulares" dentro dos 22 quilômetros do recife Mischief, que em seu estado natural é submergida durante a maré alta e "não implica o direito a um mar territorial", conforme as leis internacionais.
Os militares norte-americanos ainda afirmaram que os esforços de recuperação de terras, instalações e estruturas construídas no local não mudam isso, e que os EUA demonstraram que os navios podem exercer legalmente as liberdades de alto mar nessas áreas.
Destróier de mísseis guiados de classe Luyang da Marinha do Exército de Libertação Popular (ELP) da China (à esquerda) e navio anfíbio de transporte de classe Yuzhao da Marinha do ELP chinês deixam o estreito de Torres e entram no mar de Coral em 18 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.04.2023
Panorama internacional
China simula ataques a Taiwan em 2º dia de exercícios militares
Por sua vez, o porta-voz do Comando do Teatro Sul do Exército de Libertação Popular (ELP) da China, Tian Junli, qualificou a ação americana como "ilegal" e afirmou que as forças navais e aéreas chinesas escoltaram o destróier americano.
Vale ressaltar que foram descobertas importantes reservas de hidrocarbonetos na região.
O território é disputado por Vietnã, China, Brunei, Malásia e Filipinas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала