Cientistas observam explosão mais plana já vista no espaço (IMAGEM)

© Foto / Pixabay / WikiImagesBolha no espaço (imagem referencial)
Bolha no espaço (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 31.03.2023
Uma explosão do tamanho do nosso Sistema Solar confunde os cientistas, pois parte de sua forma – semelhante à de um disco extremamente plano – desafia tudo o que sabemos sobre explosões espaciais.
A explosão observada foi um brilhante transiente óptico azul rápido (FBOT, na sigla em inglês), uma classe extremamente rara de explosão que é muito menos comum do que outras explosões, como supernovas.
O primeiro FBOT brilhante foi descoberto em 2018 e recebeu o apelido de "a vaca", por causa do codinome dado ao primeiro, AT2018cow.
Explosões de estrelas no Universo são quase sempre esféricas, como as próprias estrelas são esféricas. No entanto, esta explosão, que ocorreu a 180 milhões de anos-luz de distância, é a mais esférica já vista no espaço, com um disco emergindo alguns dias depois de ter sido descoberta.
Cientistas observam explosão mais plana já vista no espaço e estão perplexos.
Esta seção da explosão pode ter vindo de material derramado pela estrela pouco antes de explodir. Ainda não está claro o quão brilhantes as explosões do FBOT ocorrem, mas espera-se que essa observação, publicada nos avisos mensais da Royal Astronomical Society, nos aproxime mais da compreensão delas.
O dr. Justyn Maund, autor principal do estudo da Faculdade de Física e Astronomia da Universidade de Sheffield, disse: "Muito pouco se sabe sobre as explosões do FBOT, elas simplesmente não se comportam como as estrelas que explodem, elas são muito brilhantes e evoluem muito rapidamente. Simplificando, eles são estranhos, e essa nova observação os torna ainda mais estranhos."

"Esperamos que esta nova descoberta nos ajude a lançar um pouco mais de luz sobre eles, nunca pensamos que as explosões poderiam ser tão esféricas", acrescentou ele.

Os cientistas fizeram a descoberta depois de detectar um flash de luz polarizada completamente por acaso. Eles foram capazes de medir a polarização da explosão, usando o equivalente astronômico dos óculos polaroides, com o Telescópio de Liverpool (propriedade da Universidade Liverpool John Moores) localizado em La Palma, uma das Ilhas Canárias da Espanha no oceano Atlântico.
Com a medição da polarização, deu certo medir a forma da explosão, efetivamente vendo algo do tamanho do nosso Sistema Solar, mas em uma galáxia a 180 milhões de anos-luz de distância. Eles foram capazes de usar os dados para reconstruir a forma 3D da explosão, e foram capazes de mapear as bordas da explosão, permitindo-lhes ver quão plana era.
Os raios gama da viúva negra aquecem o lado ígneo do dia da estrela - Sputnik Brasil, 1920, 30.03.2023