- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Somente militares, e não 6 ativistas em um iate, podiam explodir Nord Stream, diz especialista

© AP Photo / Força Marítima de Autodefesa do Japão / HandoutPorta-aviões americano USS Abraham Lincoln (à frente), e o destróier japonês JS Kongo (à sua esquerda) navegam em formação durante exercício bilateral EUA-Japão no mar do Japão em 12 de abril de 2022
Porta-aviões americano USS Abraham Lincoln (à frente), e o destróier japonês JS Kongo (à sua esquerda) navegam em formação durante exercício bilateral EUA-Japão no mar do Japão em 12 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.03.2023
Nos siga no
A operação de explosão do Nord Stream (Corrente do Norte) só podia ser realizada por militares, portanto, a versão da mídia ocidental sobre seis intrusos em um iate alugado é ridícula, disse Xavier Moreau, especialista europeu em geopolítica do Centro de Análise Política e Estratégica (StratPol), à Sputnik na quarta-feira (8).
"A versão de um ataque terrorista no mar Báltico é ridícula. Seis homens desconhecidos em um iate alugado na Polônia explodem três dos quatro gasodutos no mar Báltico? Washington realmente acha que os alemães, os europeus e o mundo inteiro são incrivelmente ingênuos", disse ele.
O especialista lembrou as conclusões dos especialistas suecos de que as explosões tinham potência equivalente a 100 toneladas de TNT.

"O peso destes tubos é de duas toneladas por metro linear! O tubo é feito de aço de 41 mm, depois tem proteção de epóxi e polietileno, e finalmente um revestimento de 60 a 110 mm de concreto metálico reforçado. Somente a Marinha russa, a Marinha norte-americana e as marinhas de alguns países da OTAN, mas em todo caso não as da Ucrânia ou Polônia, podem destruir tal estrutura a uma profundidade de 55 metros ou mais", disse Moreau.

Em Lubmin, na Alemanha, um trabalhador é fotografado em meio aos gasodutos do Nord Stream 2, em 15 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.03.2023
Panorama internacional
Rússia: vazamentos na mídia sobre o ataque terrorista ao Nord Stream visam esconder a verdade
Ele também destacou o fato de que os artigos do New York Times e do Die Zeit foram publicados no mesmo dia, mas não há nada específico sobre os perpetradores e o iate.

"Os artigos apenas dizem uma coisa específica: [Vladimir] Zelensky e seu governo não teriam conhecimento disso, e os autores do ataque agiram 'por solidariedade'. A retórica americana está mudando, eles não estão mais acusando a Rússia de destruir seu próprio gasoduto, agora são seis apoiadores da Ucrânia [...] Seria de esperar uma explicação menos estúpida por parte dos Serviços Secretos estadunidenses", acrescentou Moreau.

Andreas Vosskuhle, o quarto da direita, presidente do Tribunal Constitucional alemão anunciou a decisão de manter a proibição de greves de funcionários públicos, em Karlsruhe, Alemanha, na terça-feira, 12 de junho de 2018. - Sputnik Brasil, 1920, 08.03.2023
Panorama internacional
Autoridades alemãs confirmam buscas em navio possivelmente envolvido na explosão do Nord Stream
Anteriormente, o New York Times noticiou, com base em dados de inteligência, que um grupo pró-ucraniano teria estado por trás da sabotagem dos gasodutos Nord Stream.
Por sua vez, o jornal alemão Die Zeit escreveu que os vestígios do ataque aos gasodutos levam na direção da Ucrânia.
O porta-voz presidencial russo Dmitry Peskov chamou as publicações que envolvem a Ucrânia de "operação coordenada de desinformação".
Ele expressou perplexidade quanto à capacidade das autoridades norte-americanas mencionadas nas publicações fazerem suposições sobre ataques terroristas ao Nord Stream sem antes haver uma investigação.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала