- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Mídia: Japão procura governo Lula para cobrar posicionamento do Brasil ante conflito na Ucrânia

© Foto / Estevam Costa / Palácio do Planalto / CC BY 2.0Embaixador do Japão, Teiji Hayashi, durante Cerimônia de Apresentação de Cartas Credenciais dos Novos Embaixadores
Embaixador do Japão, Teiji Hayashi, durante Cerimônia de Apresentação de Cartas Credenciais dos Novos Embaixadores - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2023
Nos siga no
Não é só os Estados Unidos que estão incomodados com a posição brasileira diante do conflito entre Rússia e Ucrânia, o Japão também expressou suas preocupações nesta semana.
A embaixada japonesa em Brasília estaria procurando interlocutores do governo para debater o assunto, cobrando que o país se alinhe à posição dos EUA, da Europa e do Japão, diz a mídia, acrescentando que a maior preocupação de Tóquio é que a China invada Taiwan, e isso enfraqueceria o Japão no continente asiático.
O embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji, disse a parlamentares que enxerga um alinhamento do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, com Rússia e China, segundo o Metrópoles.
Na semana passada, Washington subiu o tom com Brasil e cobrou uma postura brasileira mais dura em relação à operação russa pedindo que Brasília "calce os sapatos da Ucrânia", conforme noticiado.
Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieir, em Brasília - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2023
Notícias do Brasil
MRE do Brasil: mesmo com declaração com EUA, Brasília 'não tomou partido' no conflito Rússia-Ucrânia
Até o momento, a posição do governo Lula é a de procurar articular um grupo de paz que possa ajudar a mediar o conflito. Mesmo tendo aprovado uma declaração conjunta com os Estados Unidos sobre o conflito, a chancelaria brasileira deixou claro "que não tomou partido de forma alguma" entre Moscou ou Kiev. Anteriormente, Brasília também negou pedidos da Alemanha para enviar munições ao território ucraniano.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала