- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula e von der Leyen falam sobre acordo UE-Mercosul por ligação; procura mostra clima de 'disputa'

© AFP 2023 / Tobias SchwarzA presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen (C), fala ao telefone durante (foto de arquivo)
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen (C), fala ao telefone durante (foto de arquivo)  - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2023
Nos siga no
Ligação entre presidente brasileiro e chefe do Executivo da UE é o quarto contato de autoridades europeias de peso com Brasil em menos de dois meses. Antes de von Der Leyen, Lula encontrou com Charles Michel e Olaf Scholz.
Nesta quinta-feira (16), a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na conversa, as autoridades conversaram sobre a cooperação entre Brasil e o bloco europeu, além do acordo entre UE e Mercosul e questões ligadas ao meio ambiente.
Boa ligação com o presidente Lula. Ambos estamos empenhados em fortalecer a parceria entre Brasil e União Europeia, principalmente levando o acordo do Mercosul à linha de chegada e intensificando nossa luta conjunta contra o desmatamento. Ansioso para visitar o Brasil em breve.
Em resposta, Lula afirmou que von der Leyen será muito bem-recebida se vier ao país e que a parceria entre o bloco e Brasília será reforçada.
Durante sua viagem a Buenos Aires, no fim de janeiro, o presidente brasileiro se reuniu com o mandatário do Conselho Europeu, Charles Michel. Além disso, o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, esteve no Brasil no mês passado e acenou com uma possível contribuição da UE ao Fundo Amazônia.
A União Europeia tem procurando com vigor o governo brasileiro desde que a iniciou a nova gestão, a ponto de deixar claro antes mesmo da mudança de chefia no Executivo, que só voltaria às discussões do acordo Mercosul-UE quando Lula tomasse posse.
Na semana passada, o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, visitou Brasília e também encontrou com Lula. Apesar do novo governo ter um diálogo bem mais aberto e harmonioso com o bloco, há outros motivos por trás da procura europeia pelo Brasil.
A nova ministra do Meio Ambiente do Brasil, Marina Silva (R), gesticula ao lado do novo ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad, durante uma sessão da reunião anual do Fórum Econômico Mundial (WEF) em Davos, em 17 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2023
Notícias do Brasil
Brasil vai revisitar acordo Mercosul-UE, mas 'caminho já está em andamento', diz Marina Silva
De acordo com diretor do Instituto de Humanidade, Direitos e Democracia (IHUUD), Humberto Albuquerque, entrevistado pela Sputnik Brasil, "a UE sabe que disputa a região com os Estados Unidos", e por isso, quer "uma integração econômica maior" com o Mercosul.
Ainda segundo Albuquerque, os europeus querem ampliar "laços comerciais para ter reservas de matérias-primas", aproveitando o fato de que os EUA concorrem com o Brasil, sobretudo na agricultura. O diretor complementa que "a Europa vai até onde [Washington] permita que ela vá".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала