- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Reino Unido teme que Rússia 'capture' tanques Challenger 2 e alerta Ucrânia sobre 'pior cenário'

© AP Photo / Joerg SarbachTanque britânico Challenger 2 (foto de arquivo)
Tanque britânico Challenger 2 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2023
Nos siga no
O alto escalão das Forças Armadas do Reino Unido está trabalhando com seus colegas ucranianos para evitar a implantação de seus tanques Challenger 2 em áreas onde correm o risco de serem capturados, disseram fontes a jornal britânico The Sun.
O Reino Unido planeja entregar 14 tanques Challenger 2 a Kiev, junto com munição, treinamento e apoio logístico. O país se tornou o primeiro país a prometer tanques ocidentais a Kiev. A Alemanha e os Estados Unidos seguiram o exemplo nesta semana, comprometendo os tanques Leopard 2 e Abrams, respectivamente.

"Se um tanque for destruído ou desativado, a primeira opção é sempre tentar recuperá-lo. Você o reboca com outro tanque ou usa um veículo blindado especializado em reparo e recuperação – que se parece com um tanque com um guindaste", disse uma fonte de defesa ao jornal, acrescentando que o "pior cenário" seria aquele em que o tanque é destruído e a linha de frente desmorona, com as forças amigas sendo forçadas a recuar.

Segundo ele, o primeiro passo é trabalhar com planejadores de missão para tentar garantir que os Challengers não sejam usados ​​em cenários onde há o risco de "colapso". O segundo passo, afirma, é garantir que, no nível tático, os ucranianos sejam treinados para recuperar um tanque sob fogo. "Certamente não lhes falta coragem", acrescentou a fonte.

"Os russos estarão desesperados para tentar matar e capturar um Challenger 2, em parte por sua propaganda, mas também para colocar as mãos em seus segredos", indicou outra fonte.

De acordo com o jornal, outra opção ventilada pelas fontes seria ter mercenários prontos para recuperar tanques danificados.
O Ministério da Defesa britânica anunciou, neste domingo (29), que tripulações ucranianas chegaram ao Reino Unido para começar o treinamento na operação dos prometidos Challenger 2, que Londres planeja implantar na Ucrânia no final de março.
O avião de treinamento monomotor britânico Advanced Hawk - Sputnik Brasil, 1920, 26.01.2023
Reino Unido suspende voos de aviões de treinamento Hawk T2 devido a problemas no motor
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала