- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Pentágono anuncia que EUA não enviarão tanques Abrams para Ucrânia

© AP Photo / Andrew HarnikA vice-secretária de imprensa do Pentágono, Sabrina Singh, fala em uma entrevista coletiva no Pentágono, 4 de novembro de 2022, em Washington
A vice-secretária de imprensa do Pentágono, Sabrina Singh, fala em uma entrevista coletiva no Pentágono, 4 de novembro de 2022, em Washington - Sputnik Brasil, 1920, 19.01.2023
Nos siga no
Decisão norte-americana marca um grande contratempo para o Estado ucraniano, visto que Berlim declarou nesta semana que só encaminharia seus tanques Leopard para Kiev se os EUA enviassem os Abrams.
Nesta quinta-feira (19), a vice-secretária de imprensa do Pentágono, Sabrina Singh, disse que os Estados Unidos chegaram à conclusão de que não faz sentido fornecer tanques Abrams à Ucrânia, uma vez que sua manutenção requer altos custos.
"[Pela] manutenção e o alto custo que seria necessário para manter [tanques] Abrams, não faz sentido fornecer isso aos ucranianos neste momento", disse Singh durante uma coletiva de imprensa.
Ao mesmo tempo, a vice-secretária comunicou que um novo pacote de assistência militar para a Ucrânia é esperado em breve, entretanto, o Departamento de Defesa "ainda não está pronto para anunciá-lo".
"Não tenho nada a anunciar aqui hoje [19]. Devemos esperar outro pacote de segurança em breve", disse Singh.
No entanto, a AP News informou ontem (18), citando autoridades norte-americanas, que o novo pacote de ajuda seria avaliado em US$ 2,6 bilhões (R$ 13,4 bilhões).
Militar do Exército dos EUA sinaliza o caminho para um tanque M1A2 Abrams no Terminal de Contentores do Báltico em Gdynia, Polônia, EUA, 3 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 19.01.2023
Operação militar especial russa
Europa crê que os EUA temem fornecer tanques Abrams à Ucrânia por medo de escalada, segundo mídia
A decisão de Washington sobre os tanques Abrams marca um ponto de revés para o Estado ucraniano, já que a Alemanha condicionou o envio de tanques Leopard à Ucrânia se os EUA enviassem os Abrams.
Hoje mais cedo, ao realizar conferência de imprensa conjunta com presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, o líder ucraniano, Vladimir Zelensky, criticou a estratégia de Berlim de só enviar os tanques caso outro país fizesse o mesmo.
"Há momentos em que não devemos hesitar ou não devemos comparar. Quando alguém diz 'eu darei tanques se alguém também compartilhar tanques', não acho que essa seja a estratégia certa a seguir", afirmou Zelensky, conforme noticiado.
Na coletiva, Zelensky também ressaltou a intenção de recuperar a Crimeia, que foi reintegrada pela Rússia em 2014, ao pedir a seus parceiros ocidentais que lhe forneçam mais armamento.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала