- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Com presidência do G20 chegando à Índia, Zelensky liga para Modi e pede implementação de 'fórmula'

© AP Photo / Carolyn KasterVladimir Zelensky fala em uma sessão conjunta do Congresso no Capitólio, em Washington, D.C. EUA, 21 de janeiro de 2022
Vladimir Zelensky fala em uma sessão conjunta do Congresso no Capitólio, em Washington, D.C. EUA, 21 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.12.2022
Nos siga no
A presidência do G20 é rotativa e o governo indiano ficará um ano no cargo. Zelenksy recorre a Modi para buscar concretização dos "dez pontos da Ucrânia" para acabar com o conflito, entretanto, Nova Deli e Moscou estão a todo vapor em negociações comerciais.
Vladimir Zelensky disse nesta segunda-feira (26) que buscou a ajuda da Índia para implementar uma "fórmula de paz" em um telefonema feito hoje com o premiê Narendra Modi.
"Tive um telefonema com o primeiro-ministro Narendra Modi e desejei uma presidência bem-sucedida do G20. Foi nesta plataforma que anunciei a fórmula da paz e agora conto com a participação da Índia na sua implementação", afirmou o líder ucraniano citado pela Reuters.
Zelensky pediu ao G20 no mês passado para adotar a fórmula de paz de dez pontos da Ucrânia e acabar com o conflito. O governo indiano disse em comunicado na noite de hoje (26) que os dois líderes discutiram oportunidades para fortalecer a cooperação bilateral.
"O primeiro-ministro [Narendra Modi] explicou as principais prioridades da presidência indiana do G20, incluindo dar voz às preocupações das nações em desenvolvimento em questões como segurança alimentar e energética", dizia a nota mencionada pela mídia.
Nova Deli, que não condenou explicitamente a operação russa na Ucrânia, emergiu como o maior comprador de petróleo russo depois da China, neste mês comprando barris de petróleo bem abaixo do preço máximo de US$ 60 (R$ 312) acordado pelas nações ocidentais.
O ministro das Relações Exteriores do país, Subrahmanyam Jaishankar, disse que, como terceiro maior consumidor mundial de petróleo e gás, onde os níveis de renda não são altos, a Índia deve cuidar de seus próprios interesses e chamou a Rússia de "um parceiro estável e testado pelo tempo".
Vladimir Putin, presidente da Rússia (à esquerda), e Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, apertam as mãos durante encontro em Nova Deli, na Índia, em 6 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 01.12.2022
Panorama internacional
Ao assumir G20, Índia apoia participação da Rússia e rejeita boicote do Ocidente
Além disso, as negociações Índia-Rússia não se encontram apenas no campo dos combustíveis, no mês passado, Moscou enviou a Nova Deli uma lista de mais de 500 produtos para entrega em potencial, incluindo peças para carros, aeronaves e trens.
O MRE da Índia também enviou uma lista com produtos indianos, na tentativa de equilibrar o comércio bilateral que agora está inclinado para a Rússia, relata a Reuters.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала