- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

França dá o 1º passo para incluir o aborto na Constituição

© AP Photo / Aurelien MorissardPessoas se reúnem do lado de fora da Assembleia Nacional, em Paris, na quinta-feira, 24 de novembro de 2022
Pessoas se reúnem do lado de fora da Assembleia Nacional, em Paris, na quinta-feira, 24 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.11.2022
Nos siga no
Parlamento francês aprovou nesta quinta-feira (24), por 337 votos a 32, proposta que inclui o procedimento na Constituição. Votação segue para o Senado.
A Assembleia Nacional da França, a câmara baixa do parlamento do país, votou a favor de incluir na Constituição o direito das mulheres ao aborto nesta quinta-feira (24).
A medida é considerada o primeiro passo para consagrar o direito ao aborto no país, e a votação foi transmitida pelo site do parlamento.
A proposta foi apoiada por 337 parlamentares e rejeitada por 32. Agora, ela será enviada para votação no Senado. A proposta é de autoria do partido França Insubmissa, que faz parte da esquerda francesa, e tem o apoio do partido liberal Renascimento. A emenda à legislação proposta garante às mulheres o acesso legal e o exercício do direito à interrupção voluntária da gravidez.
Marcha pela legalização do aborto na América Latina, no Rio de Janeiro - Sputnik Brasil, 1920, 23.10.2020
Notícias do Brasil
Declaração contra aborto é assinada por Brasil, EUA e mais 4 países
A medida faz o caminho oposto do observado nos Estados Unidos. Em junho, a Suprema Corte dos EUA anulou o precedente estabelecido na decisão Roe v. Wade de 1973, que classificou o aborto como um direito constitucional, e decidiu que os estados podem regulamentar a prática do aborto.
Em contraponto, a decisão do parlamento francês está alinhada com o Parlamento Europeu, que em julho afirmou que o direito ao aborto deveria ser incluído na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала