- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Zelensky: Ucrânia tem apenas 10% do que precisa para defesa aérea; líder descarta diálogo com Rússia

© AFP 2023 / Genya SavilovO presidente ucraniano Vladimir Zelensky se encontra com o secretário de Estado dos EUA em Kiev em 8 de setembro de 2022
O presidente ucraniano Vladimir Zelensky se encontra com o secretário de Estado dos EUA em Kiev em 8 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 13.10.2022
Nos siga no
Discursando na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (PACE, na sigla em inglês) hoje (13), Zelensky afirmou que Kiev não colaborará para qualquer tipo de contato diplomático com Moscou.
Nesta quinta-feira (13), o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, disse que a Ucrânia tem apenas cerca de 10% do que precisa para suas defesas aéreas, segundo a Reuters.
Ao mesmo tempo, o líder descartou contatos diplomáticos com a Rússia, argumentando que a diplomacia não é possível com líderes que não respeitam o direito internacional.
Na terça-feira (12), Zelensky pediu aos países do G7 para ajudarem a criar um escudo aéreo para impedir os ataques russos ao seu país.

"Quando a Ucrânia receber uma quantidade suficiente de sistemas de defesa aérea modernos e eficazes, o elemento-chave do terror da Rússia, os ataques com foguetes, deixará de funcionar", afirmou o líder citado pela agência.

O líder também alertou para uma possível entrada de Belarus no conflito e pediu que observadores internacionais fossem colocados na fronteira norte com o país.
"A Rússia está tentando atrair diretamente Belarus para esta guerra, fazendo uma provocação de que supostamente estamos preparando um ataque. A Ucrânia não planejou e não planeja uma ação militar contra o país, mas para remover completamente essa provocação, remover essas narrativas de Lukashenko, remover até mesmo a suposição de qualquer suposta ameaça de nós, oferecemos [esta] solução [dos observadores]", afirmou Zelensky.
Também na terça-feira (11), a Agência de Segurança do Estado da República de Belarus (KGB RB, na sigla em russo) informou que serviços especiais estrangeiros estão ajudando a treinar organizadores de ataques terroristas a Belarus nos territórios de Ucrânia, Polônia e Lituânia, conforme noticiado.
A declaração foi dada pelo tenente-general Ivan Tertel, presidente da KGB belarussa, durante entrevista ao canal Belarus‑1. Segundo o militar, está sendo preparada "uma série de ataques terroristas em nosso território, levando em consideração o fato de estarmos criando um agrupamento conjunto de tropas com a Federação da Rússia".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала