- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Adesões dão a Rússia posição defensiva segura, explica ex-assessora do Pentágono

© AP Photo / Charles DharapakPrédio do Pentágono, em Washington, capital dos EUA
Prédio do Pentágono, em Washington, capital dos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2022
Nos siga no
Em entrevista à Sputnik, Karen Kwiatkowski, ex-assessora do Pentágono, fez uma análise sobre a adesão das repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugank (RPL), assim como as regiões de Kherson e Zaporozhie, ao território russo.
Segundo ela, a adesão de quatro novas regiões fornece à Rússia posições defensivas bem estabelecidas, enquanto a Ucrânia e os EUA parecem empenhados em escalar o conflito indefinidamente, anulando todas as perspectivas de paz.
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, assinou nesta terça-feira (4) um decreto sobre a impossibilidade de manter conversas com o presidente russo, Vladimir Putin, que pediu negociações de cessar-fogo após assinar acordos de adesão com líderes regionais na semana passada.
Enquanto isso, os EUA estão armando a Ucrânia em um ritmo vertiginoso, com o presidente Joe Biden chegando ao ponto de emitir uma ordem executiva ao Pentágono, na segunda-feira (3), que renuncia a requisitos legais para acelerar e expandir a produção e as compras de armas.
O presidente Joe Biden fala a repórteres após reuniões com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman em Jeddah, na Arábia Saudita, em 15 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.10.2022
Panorama internacional
Biden simplificou procedimentos para compra de armas críticas para o Exército dos EUA
Karen Kwiatkowski explicou que a Rússia já tem a logística e o apoio popular nas quatro regiões que aprovaram a adesão "e agora estabeleceu uma posição defensiva".

"O lado ao qual [os EUA] nos opomos acabou de votar como povo de língua russa para se juntar à Rússia, em um objetivo óbvio de acabar com a mortal guerra civil ucraniana, em andamento desde antes de 2014", disse.

A mensagem dos EUA internamente, acrescentou a ex-assessora do Pentágono, é que o contribuinte dos EUA está pagando bilhões para salvar uma "democracia funcional" na Europa.

"O problema é que o lado que apoiamos baniu a maioria dos partidos políticos e todas as críticas a Kiev", afirmou.

Paletes de munição, armas e outros equipamentos com destino à Ucrânia são carregados em avião por membros do 436º Esquadrão Aéreo do Porto durante uma missão de vendas militares estrangeiras na Base Aérea de Dover, no estado norte-americano de Delaware, em 30 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2022
Operação militar especial russa
Paz na Ucrânia é possível se governo de Biden parar de enviar ajuda militar, diz ex-senador dos EUA
Para ela, há sinais claros de que muitos nos EUA se cansaram do conflito, com base em pesquisas recentes e como evidenciado pelo magnata dos negócios Elon Musk, que apresentou ideias em suas redes sociais para acabar com a crise.
Na avaliação dela, as lideranças políticas da Ucrânia e dos Estados Unidos desejam continuar a luta e estão despejando bilhões de dólares em ajuda militar no governo ucraniano e nas Forças Armadas deste.
"Os EUA continuarão enviando armas e ajuda militar para a Ucrânia para enfraquecer a Rússia como uma potência militar próxima e enriquecer as poderosas empresas que fabricam essas armas e financiam os políticos", disse Kwiatkowski.
Esse conflito, acrescentou, agora se dá principalmente para justificar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e garantir que em grande parte a Europa permaneça economicamente e militarmente dependente dos Estados Unidos.
Em Rostov, na Rússia, caças Su-27 participam de exibição na abertura do Fórum Técnico-Militar Internacional do Exército 2020, em 27 de agosto de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 27.09.2022
Operação militar especial russa
Forças da Rússia derrubam 2 caças ucranianos MiG-29 e 17 projéteis Himars em Kherson, diz MD russo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала