- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Milhares de tchecos retornam às ruas em protesto contra ações do governo diante da crise energética

© AP Photo / Petr David JosekMilhares de manifestantes se reúnem para protestar contra o governo na Praça Vencesla em Praga, República Tcheca, 3 de setembro de 2022
Milhares de manifestantes se reúnem para protestar contra o governo na Praça Vencesla em Praga, República Tcheca, 3 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 28.09.2022
Nos siga no
No começo de setembro, 70 mil tchecos foram às ruas para reivindicar tema parecido, pedindo para que o país se afastasse da OTAN e UE e centrasse em seus próprios problemas.
Nesta quarta-feira (28), milhares de tchecos protestaram em Praga contra a forma como o governo tem lidado e conduzido a alta dos preços da energia, segundo a Reuters.
O grupo organizador "República Tcheca Primeiro!" se opõe à União Europeia e à OTAN e pede que a nação da Europa Central de 10,7 milhões de habitantes seja militarmente neutra. Os manifestantes seguravam faixas como "Acabe com a comédia" e muitos agitavam bandeiras tchecas.
"A nação tcheca subiu e está recuperando seu país. Um governo tem dois deveres: garantir nossa segurança e prosperidade econômica. Este governo não cumpre nenhum desses deveres", disse um dos organizadores à multidão ao abrir o protesto, que, de acordo com a mídia, foi transmitido on-line para praças em outras cidades.
A manifestação aconteceu na praça principal da capital tcheca e foi organizada por vários partidos de extrema-direita e marginais, incluindo os comunistas, relata a agência britânica.
Os altos preços da energia, alimentados pelo conflito na Ucrânia, aumentaram a pressão sobre os governos de toda a Europa para amortecer o golpe dos custos crescentes de energia para consumidores e empresas.
O atual governo de centro-direita do primeiro-ministro, Petr Fiala, adotou este mês uma série de medidas, incluindo ajuda financeira para empresas e tetos de preços de eletricidade para residências.
No começo de setembro, 70 mil tchecos foram às ruas para reivindicar tema parecido, pedindo para que o país se afastasse da OTAN e UE e centrasse em seus próprios problemas, conforme noticiado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала