- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Sanções contra a Rússia causam sofrimento aos cidadãos europeus, diz deputado venezuelano

© Sputnik / Aleksei Maishev / Acessar o banco de imagensTrabalhador na seção de filtragem a carvão da sede da Gazprom em Moscou, na Rússia, em 22 de julho de 2022
Trabalhador na seção de filtragem a carvão da sede da Gazprom em Moscou, na Rússia, em 22 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 19.09.2022
Nos siga no
O principal vitimado pela imposição de sanções contra a Rússia tem sido o povo europeu, algo que tem causado grande sofrimento, indicou o deputado do governante Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Juan Carlos Aleman, em diálogo com a Sputnik nesta segunda-feira (19).
"A primeira a sofrer, claro, é a Europa, acredito que as sanções não cumpriram seu objetivo, acredito que as sanções, sim, estão gerando grande sofrimento para o povo europeu, acredito que a implementação dessas sanções foi revertida contra o governo russo", disse Alemán, que é membro da Comissão Permanente do Poder Popular e Comunicação da Assembleia Nacional.
Presidente venezuelano, Nicolás Maduro durante coletiva de imprensa após reunião com o então vice-primeiro-ministro russo Yuri Borisov no palácio presidencial de Miraflores. Caracas, Venezuela, 16 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 14.09.2022
Panorama internacional
'Irracionais': sanções contra a Rússia são perigosas para o mundo, diz presidente da Venezuela
A Rússia lançou uma operação militar especial na Ucrânia em 24 de fevereiro em resposta aos pedidos de ajuda das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL), anteriormente reconhecidas por Moscou como estados soberanos, para enfrentar o genocídio de Kiev.
Após o início desta operação, vários países adotaram sanções contra Moscou, incluindo a desconexão parcial da Rússia do sistema SWIFT (sigla em inglês para Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais), o fechamento do espaço aéreo para as companhias aéreas russas e a paralisação das reservas internacionais do seu Banco Central.
O SWIFT é uma plataforma que conecta cerca de 11 mil instituições financeiras em mais de 200 países e serve como base do sistema financeiro internacional.
Estas medidas contra Moscou provocaram o aumento dos preços mundiais do petróleo, gás e fertilizantes, além de criar um impacto negativo nas economias dos EUA e dos países da União Europeia.
Matteo Salvini, líder da Liga do Norte, dá discurso pré-eleitoral durante encontro anual do partido em Pontida, Itália, 18 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 19.09.2022
Panorama internacional
Salvini diz que sanções são ineficazes contra Rússia e que UE interfere nos assuntos da Hungria

Venezuela

Alemán afirmou que as medidas impostas contra a Rússia não causaram os efeitos previstos pelos países ocidentais, pelo contrário: ele considerou que ocorreu uma espécie de recuperação que abriu caminho para a Venezuela no mercado global de energia.
"As ações que eles empreenderam de uma forma ou de outra têm um rebote e nesse rebote vem à tona o presidente Nicolás Maduro, que disponibiliza nossos recursos energéticos para o mundo", disse ele.
Em 15 de setembro, o presidente Nicolás Maduro indicou que o petróleo e o gás de seu país estão diante dos Estados Unidos e da Europa para estabilizar o mundo, devido à crise que enfrentam pelo conflito na Ucrânia e às sanções impostas contra a Rússia.
A deputada francesa do Reencontro Nacional (RN) e presidente do grupo parlamentar do partido, Marine Le Pen, gesticula durante no centro de convenções Cap d'Agde, sul da França, 18 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 18.09.2022
Panorama internacional
Marine Le Pen condena sanções antirrussas da França como 'inapropriadas, imprudentes'
Maduro assegurou que seu país está preparado para exportar os produtos para todos os mercados que forem necessários.
Nesse sentido, o parlamentar ressaltou que a Venezuela também é um país sancionado e assegurou que, apesar disso, a necessidade global de recursos energéticos coloca o país em uma posição privilegiada.
“Não é fácil contornar as sanções que nosso país tem neste momento, mas a necessidade desses setores, a necessidade que o mundo como um todo tem com o uso de energia, com o uso de recursos para enfrentar um momento tão difícil, como o que está sendo vivenciado, bem, isso nos coloca em uma posição privilegiada", argumentou.
Em 2017, começaram as sanções diretas dos Estados Unidos contra a estatal Petróleos de Venezuela S.A (PDVSA, na sigla em espanhol), e impedem Caracas de qualquer transação no sistema financeiro, desde o financiamento até a compra de peças de reposição ou a contratação de manutenção.
Segundo o governo, somam-se até à data mais de 500 sanções impostas pelos Estados Unidos, o que provocou a redução de 99% dos recursos do país.
Panorama da cidade de Moscou, Rússia, durante a abertura da roda gigante Solntze Moskvy, foto publicada em 8 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.09.2022
Panorama internacional
Altos funcionários americanos admitem à CNN desilusão por fracasso das sanções contra a Rússia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала