- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Finlândia anuncia que diminuirá número de vistos concedidos a cidadãos russos

© AFP 2023 / Alessandro RampazzoTuristas russos com passaporte verificado na passagem de fronteira de Nuijamaa, Finlândia, 28 de julho de 2022
Turistas russos com passaporte verificado na passagem de fronteira de Nuijamaa, Finlândia, 28 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.08.2022
Nos siga no
Governo decidiu reduzir emissão de vistos depois que russos começaram a usar aeroporto finlandês para ser porta de entrada para férias na Europa.
Helsinque comunicou nesta terça-feira (16), através de seu Ministério das Relações Exteriores, que vai diminuir a emissão de vistos para russos a partir de 1º de setembro, segundo a Reuters.
A mídia relata que o governo finlandês concordou hoje (16) em reduzir seus números depois que turistas russos começaram a usar o aeroporto de Helsinki-Vantaa como porta de entrada para destinos de férias europeus, após o cancelamento das restrições de fronteira relacionadas à pandemia pela Rússia há um mês.
Sendo assim, a Finlândia cortaria os agendamentos diários de pedidos de visto russos de 1.000 para 500 por dia, com apenas 100 alocados para turistas, disse a pasta.
"E isso talvez não seja muito apropriado se, por exemplo, pensarmos nas restrições do espaço aéreo impostas à Rússia", disse o ministro das Relações Exteriores, Pekka Haavisto, a repórteres após as negociações do governo.
O número de vistos concedidos já era muito menor do que antes da pandemia e da crise ucraniana. Em julho, Helsinque concedeu apenas 16.000 vistos a russos, em comparação a 92.100 durante o mesmo mês de 2019, mostraram estatísticas do ministério finlandês.
Válvulas de tubulação do gasoduto Gazela entre a República Tcheca e a Alemanha, utilizado para o transporte de gás russo à União Europeia (UE), em 23 de novembro de 2021 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 17.07.2022
Panorama internacional
Finlândia pode sofrer com falta de energia no inverno por sanções à Rússia, alerta mídia
De acordo com a agência, alguns líderes da UE, incluindo a primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, e sua homóloga estoniana, Kaja Kallas, pediram uma proibição de visto russo em toda a UE, entretanto, o chanceler alemão, Olaf Scholz, contestou a ideia na segunda-feira (15), dizendo que os russos deveriam poder fugir de seu país de origem se discordarem do governo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала