DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Arqueólogos descobrem antiga piscina sagrada rodeada por templos e altares na Itália (FOTOS)

© Foto / Sapienza University of Rome Expedition to Motya; Lorenzo Nigro, Antiquity (2022); Antiquity Publications LtdA parede sul da piscina sagrada, que separa a piscina da lagoa em Mócia
A parede sul da piscina sagrada, que separa a piscina da lagoa em Mócia - Sputnik Brasil, 1920, 23.03.2022
Nos siga no
O que antes os arqueólogos julgavam ser um porto interno de uso militar, se verificou ser na verdade uma piscina sagrada que refletia as estrelas de constelações específicas de forma intencional.
Segundo pesquisa publicada por arqueólogos na revista Antiquity e divulgada na Live Science, um lago artificial de 2.500 anos em uma pequena ilha junto à costa da Sicília pode ter sido uma piscina sagrada que se alinhava e refletia a luz das estrelas de certas constelações, e não um porto construído com fins militares.
"Era uma piscina sagrada no centro de um enorme complexo religioso", não um porto, disse o pesquisador e professor de Arqueologia do Oriente Médio e Fenícia da Universidade Sapienza de Roma, Lorenzo Nigro, em comunicado.
Mócia, uma pequena ilha com uma área de pouco menos de 40 hectares, fica perto da costa oeste da Sicília e, nas idades do Bronze e do Ferro, promoveu a prosperidade de sua população devido a um abundante suprimento de peixe, sal, água doce, protegido por uma lagoa, escreveu Nigro.
© Foto / Sapienza University of Rome Expedition to Motya; Lorenzo Nigro, Antiquity (2022); Antiquity Publications LtdSaliência no ponto médio do lado norte da piscina
Saliência no ponto médio do lado norte da piscina - Sputnik Brasil, 1920, 23.03.2022
Saliência no ponto médio do lado norte da piscina
Graças à história fenícia recuperada no local, os arqueólogos sustentaram a ideia de que a estrutura, descoberta em 1920, fosse um porto artificial.
Entre 2002 e 2020, um novo trabalho arqueológico realizado na bacia revestida de pedra encontrou, em uma área de 52,5 por 37 metros, detalhes que sugeriam se tratar, na verdade, de uma piscina sagrada que espelhava as estrelas.
Escavações anteriores revelaram um Templo de Ba'al, um deus semelhante ao deus grego Poseidon, na borda da piscina. Se este fosse um porto, o porto provavelmente teria edifícios portuários, não um templo, disse Nigro.
© Foto / Lorenzo Nigro; Antiquity Publications LtdA piscina reabastecida reflete as estrelas do céu noturno moderno
A piscina reabastecida reflete as estrelas do céu noturno moderno - Sputnik Brasil, 1920, 23.03.2022
A piscina reabastecida reflete as estrelas do céu noturno moderno
"Duas pistas foram decisivas: a descoberta de uma parede sólida fechando a piscina na direção do mar e a descoberta de que a piscina realmente coletava água doce" de um aquífero subterrâneo, disse o pesquisador, que completou dizendo que "era um reservatório de água pura para o templo e os barcos à vela que cruzavam o Mediterrâneo."
O layout espacial do santuário pode ter representado uma "abóbada celestial", escreveu Nigro no estudo, revelando que o Templo de Ba'al de Mócia está orientado na direção da constelação de Orion, possivelmente sua representação celeste.
Depois de terminar a escavação, a equipe encheu a estrutura com água e colocou uma réplica de Ba'al no pedestal central da piscina.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала