A captura de tela mostra um voo experimental durante o qual foram testados os novos motores.
O primeiro avião de transporte militar pesado chinês Y-20 entrou em serviço em 2016 e está sendo produzido em série. A aeronave está equipada com os motores russos D-30KP-2.
Allegedly the first Y-20B (?) powered by four indigenous WS-20 high-bypass turbofan engines has made its maiden flight (or was at least spotted for the first time). 😮
— @Rupprecht_A (@RupprechtDeino) November 21, 2020
(Image via @燃烧的哈尔科夫 from Weibo) pic.twitter.com/lC80ogIK83
Este seria o primeiro Y-20B (?) alimentado por quatro motores turbofan nacionais WS-20 em seu voo inaugural (ou pelo menos foi avistado pela primeira vez).
Os chineses haviam previsto substituí-los por propulsores de produção nacional, como os WS-18, contudo, posteriormente surgiu o projeto WS-20.
Para desenvolver o motor WS-20 foram utilizados todos os conhecimentos disponíveis sobre as tecnologias das norte-americanas General Electric e Pratt & Whitney, da russa ODK-Perm Motors e da ucraniana Motor Sich.
Desde 2014, o WS-20 está sendo testado em um avião Il-76. Esta é a primeira vez que surge a imagem de um avião Y-20B equipado com estes motores. Acredita-se que seu empuxo será de 12 ou 14 toneladas, segundo o portal Topwar.