Especialista: criando novas unidades, OTAN prepara-se para guerra híbrida com Rússia

© AFP 2023 / Janek SkarzynskiTropas da OTAN participam dos exercícios militares na Polônia
Tropas da OTAN participam dos exercícios militares na Polônia - Sputnik Brasil
Nos siga no
As duas novas unidades que a OTAN planeja criar podem ser usadas para invasão a partir do norte da Rússia, diz o especialista militar russo Konstantin Sivkov

Ativistas se manifestam contra armas nucleares norte-americanas em Colônia, Alemanha (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Agenda secreta da OTAN: o que escondem manobras com armas nucleares dos EUA na Alemanha?
Anteriormente, fontes citadas pelo Wall Street Journal informaram que a aliança planeja criar duas novas unidades para fortalecer seus "pontos fracos" no caso de um conflito com a Rússia. Trata-se de uma unidade de apoio logístico, que será responsável pela rápida transferência de armas e tropas. A segunda unidade será destinada a defender as rotas marítimas importantes nas áreas dos oceanos Atlântico e Ártico.

Segundo Sivkov, a criação das novas unidades está ligada ao fato de que "os EUA começaram a se preparar para a guerra híbrida com a Rússia, que pode ser desencadeada entre 2018 e 2019".

Ele disse que, no caso de guerra, as tropas da OTAN serão encarregadas da ocupação. 

"Em tais circunstâncias, as unidades de transporte a ser criadas deverão garantir o deslocamento e implantação das unidades das Forças Armadas da OTAN e dos EUA, em primeiro lugar, junto das fronteiras da Rússia, a fim de criar os grupos de intervenção no território russo", sublinhou o especialista.

Porta-aviões Ronald Reagan dos EUA perto da península da Coreia - Sputnik Brasil
OTAN para EUA: precisamos de equilíbrio entre 'não fazer nada e usar meios militares'
Sivkov acrescentou que o alvo principal da invasão seria a captura dos navios e a eliminação das forças estratégicas nucleares da Rússia que ficam na Frota do Norte.

"A segunda unidade, a ser criada na Europa, será usada para garantir o deslocamento e a implantação de tropas nas zonas de combate”, acrescentou ele.

Nos últimos anos, a Rússia constatou um aumento sem precedentes da presença militar da OTAN perto de suas fronteiras ocidentais. A Aliança classifica a investida como "contenção da agressão russa".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала