EUA asseguram continuar usando diplomacia 'até que caiam as primeiras bombas'

© AFP 2023 / ERIC PIERMONTPresidente e CEO da ExxonMobil, Rex Tillerson, falando na Conferência Mundial do Gás em Paris, 2 de junho de 2015
Presidente e CEO da ExxonMobil, Rex Tillerson, falando na Conferência Mundial do Gás em Paris, 2 de junho de 2015 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, comentou a postura das autoridades estadunidenses em relação ao assunto norte-coreano e ao acordo nuclear iraniano após Trump ter decidido não reconhecer a observação do acordo por parte de Teerã.

Em uma entrevista à emissora CNN, o diplomata norte-americano afirmou que Washington continuará empreendendo esforços diplomáticos com o fim de resolver a crise na península da Coreia.

"Ele [Trump] quer que isso seja resolvido através da diplomacia e não procura travar uma guerra… Os esforços diplomáticos continuarão até que caia a primeira bomba", afirmou.

Tillerson adiantou que Trump tenta "motivar a Coreia do Norte a agir", mas ao mesmo tempo quer deixar claro que as opções militares também estão na mesa.

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, em discurso na 72ª Assembleia Geral da ONU - Sputnik Brasil
Quem 'inspira' Trump a se lançar em conflito com aiatolás iranianos?
A entrevista se deu dias após o presidente dos EUA ter escrito no seu Twitter que Tillerson estava "perdendo tempo ao tentar negociar com o Pequeno Homem-Míssil [Little Rocket Man, em inglês]", adiantando que os EUA "farão o que se deve fazer".

Tal declaração provocou repercussões quanto a uma possível resposta militar a Pyongyang.

Falando sobre a decisão de Trump em relação ao acordo iraniano, Tillerson afirmou que Washington vai se debruçar sobre este assunto com as outras partes envolvidas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала